Pular para o conteúdo principal

90% dos brasileiros não se alimentam de forma saudável, diz IBGE.

90% dos brasileiros não se alimentam de forma saudável, diz IBGE

População consome poucas frutas, verduras e legumes, mostrou pesquisa; feijão e arroz são os alimentos mais consumidos

Rio de Janeiro – Cerca de 90% dos brasileiros tem uma dieta pouco nutritiva e muito calórica que, por incluir poucas frutas, verduras e legumes, está longe da recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), diz estudo divulgado nesta quinta-feira pelo Governo.
Menos de 10% dos brasileiros consome 400 gramas diárias de frutas, legumes e verduras recomendados pela OMS e pelo próprio guia alimentar brasileiro, segundo o estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas.
Os produtos mais consumidos pelo brasileiro diariamente são: feijão (182,9 gramas), arroz (160,3 gramas), carne bovina (63,2 gramas), suco (145 gramas), refrigerante (97,4 gramas) e café (215,1 gramas).
A Análise de Consumo Alimentar Pessoal no Brasil foi realizada a partir dos resultados das pesquisas sobre orçamento familiar elaboradas pelo instituto em 2008 e em 2009 em 13.569 famílias em todo o país.
Segundo o estudo, ao invés dos alimentos nutritivos, o brasileiro – principalmente os adolescentes – consome grande quantidade de alimentos calóricos como biscoito, salsicha, mortadela, sanduíches e bolos.
Enquanto os adolescentes comem até 12,3 gramas diárias de biscoitos recheados, esse valor cai para 3,2 gramas diárias entre os adultos e 0,6 gramas para os idosos.
No que se refere à qualidade nutritiva, a alimentação da população rural é melhor do que da urbana, assim como a das mulheres supera a dos homens e dos mais pobres dos que os mais ricos.
Enquanto a população rural consome arroz, feijão, peixe fresco e farinha de mandioca, na urbana os produtos mais consumidos são refrigerantes, pão de sal e sanduíches. As mulheres têm maior consumo per capita do que os homens de verduras, frutas e saladas.
A população mais rica consome alimentos mais industrializados e pouco nutritivos, como refrigerantes, doces, pizzas e bolos fritos. Já a pobre uma dieta baseada em feijão e milho.
O consumo de frutas, verduras e derivados do leite, no entanto, aumenta quanto mais elevado é o poder aquisitivo.
“Como as pessoas de menor poder aquisitivo não têm capacidade para comprar tanto, têm uma alimentação mais básica. E essa alimentação mais básica tem melhor qualidade nutricional”, explicou o especialista André Martins, pesquisador do IBGE e um dos responsáveis pelo estudo.
“Na população de menores receitas há muita presença (nos alimentos) de carboidratos. Também já há níveis pouco adequados de açúcares e gorduras, mas não tanto quanto nos de maior renda que têm maior capacidade para comprar industrializados”, acrescentou.
O estudo revelou igualmente que cerca de 60% dos brasileiros consome uma quantidade de açúcar superior à recomendada pelo Ministério da Saúde e 82% consome mais do que o ideal de gorduras saturadas.
Da mesma forma, a grande maioria dos brasileiros consome mais sal do que o recomendado pelo Ministério da Saúde (2.200 miligramas por dia), prática que afeta 81% das crianças de entre dez e 13 anos e 77% das meninas da mesma idade. A média de ingestão de sódio (sal) do brasileiro é de 3,2 mil miligramas por dia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Que é LUGOL e Quais seus Benefícios? | Dr. Juliano Pimentel

LUGOL Solução de lugol é um suplemento iodado que conta com uma combinação de iodo e iodeto de potássio. É uma suplementação segura e eficaz para repor a carência do iodo no organismo, um mineral com relevantes benefícios a saúde. Promove o bom funcionamento  da glândula tireoide, melhorando a produção de hormônios, e controla a síntese de  estrogênio (hormônio feminino) nos ovários. Previne   hipotireoidismo ( baixa ou nenhuma produção de hormônios)  e hipertireoidismo ( produção excessiva de hormônios) .  Mantém o bom funcionamento do metabolismo, controla os níveis de energia do corpo. Cuida da saúde das unhas, dentes e cabelos. Contribui para a remoção de  substâncias químicas tóxicas ao organismo, aumenta o sistema imunológico e previne a propagação de bactérias no estômago. Além disso, previne o  câncer,  e ameniza doenças fibrocísticas. I NDICAÇÕES E BENEFÍCIOS : -   Promove o bom funcionamento da glândula tire...

Óleo de coco X Candidíase | Dr. Lair Ribeiro

Como o óleo de coco pode ajudar no Tratamento de Candidíase? O óleo de coco é usado para combater esta infecção fúngica devido à presença de poderosos ácidos graxos de cadeia média. O ácido láurico dá um impulso ao sistema imunológico e desacelera o crescimento excessivo de células fúngicas, enquanto o ácido caprílico ataca as células da levedura, impedindo que se espalhe. Outras vitaminas , nutrientes e antioxidantes presentes no óleo, estimulam a cicatrização e previnem futuras infecções. Como e porque ela aparece?!  Os motivos que a desencadeiam a candidíase são diversos. Esta indesejável e temida infecção ocorre devido ao crescimento excessivo de Candida albicans, um fungo que está presente no corpo humano. Certos gatilhos farão com que se espalhe e prolifere, como mudanças hormonais, alergias, certos antibióticos, estresse crônico, desestabilização do PH, baixa na imunidade, excesso de açúcar ou deficiência nutricional. A dicas são as seguintes: Co...

Benefícios dos Exercícios Físicos!

Benefícios dos Exercícios Físicos Compartilhar Beneficios dos Exercícios Físicos Alguns dos beneficios da prática de exercícios incluem: o reforço da musculatura e do sistema cardiovascular; o aperfeiçoamento das habilidades atléticas; a perda de peso e/ou a manutenção de alguma parte do corpo. Para muitos médicos e especialistas, exercícios físicos realizados de forma regular ou frequente estimulam o sistema imunológico, ajudam a prevenir doenças (doencas cardíacas) moderam o colesterol, ajudam a prevenir a obesidade, e outras coisas.    Além disso, melhoram a saúde mental e ajudam a prevenir a depressão.   Todo exercício físico deve ser sempre realizado sob a orientação de um profissional ou centro esportivo qualificado, pois a prática de esportes somente nos permite atingir os objetivos esperados quando é devidamente orientada. 10 motivos para praticar atividade fisica 1) Melhor disposição física para as atividades do dia-a-dia; 2...